quinta-feira, 2 de julho de 2009

PROJETO: O CIRCO E OS ANIMAIS (15 de março)

JUSTIFICATIVA
Os animais, sempre estiveram lado a lado com o homem, através dos tempos.
Foram os animais que, com seu trabalho, com sua carne, com seu couro, permitiram que o homem sobrevivesse e construísse as diversas civilizações. De um modo ou de outro os animais são úteis ao homem. Devemos, portanto, cuidar bem dos animais que temos em casa e respeitar os animais que vivem nas matas.
OBJETIVO GERAL
O presente projeto visa em seu desenvolvimento, levar o aluno a compreensão de que o circo é um lugar de diversão para o homem, porém os animais não devem ser usados como forma de divertimento, mas devem viver em seu ambiente natural.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
 Identificar vários tipos de profissionais que trabalham no circo;
 Conhecer a Declaração Universal dos Direitos dos Animais;
 Identificar as semelhanças e diferenças entre os animais do circo;
 Destacar os animais ameaçados de extinção;
 Destacar que os animais que vivem em liberdade vivem mais tempo do que os no cativeiro;
 Desenvolver a produção de texto.

METODOLOGIA
A metodologia proposta é participativa, baseiam-se em pesquisas, textos de apoio e discussões. A resolução de atividades propostas visa produzir reflexões sobre a exposição de animais às cenas no cinema, na televisão, como também em apresentações em circo.

DESENVOLVIMENTO:
Leitura de textos de apoio (Projeto Circo e Dia dos Animais, Declaração dos Direitos dos Animais, Animais de Estimação e Animais Ameaçados de Extinção, Poema: Meus bichinhos).
Produção de texto:
 Escrever um pequeno texto relatando como foi a sua visita ao circo. Caso você nunca tenha visitado um circo escreva um texto fictício.
Pesquisas e trabalhos em grupo:
 Utilidade dos animais;
 Gravuras de animais cuidando dos filhotes;
 Recortes de jornais notícias sobre ataques de animais ferozes ao ser humano (cães, tubarões, etc.);
 Animais em extinção no Brasil e no mundo;
 Animais que serve de alimento ao homem, meio de transporte (cavalo, burro), como matéria-prima (couro, pele ossos), animais domésticos (cachorro, gato, papagaio, passarinho, peixe, etc.);
 Animais como personagens de fábulas, histórias e desenhos animados;
 Pesquisar em revistas e observar na TV propagandas que tenham animais e comentar;
 Pesquisar nomes de cidades e países que tenham nomes de animais.
Analisar quadro
 Quadro com tempo de vida média de alguns animais quando estes estão em liberdade.

 Escrever um texto sobre os animais ameaçados de extinção explicando as causas e conseqüências desse problema.

AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá no decorrer das atividades, respeitando o nível de compreensão de cada aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário