JUSTIFICATIVA
Os animais, sempre estiveram lado a lado com o homem, através dos tempos.
Foram os animais que, com seu trabalho, com sua carne, com seu couro, permitiram que o homem sobrevivesse e construísse as diversas civilizações. De um modo ou de outro os animais são úteis ao homem. Devemos, portanto, cuidar bem dos animais que temos em casa e respeitar os animais que vivem nas matas.
OBJETIVO GERAL
O presente projeto visa em seu desenvolvimento, levar o aluno a compreensão de que o circo é um lugar de diversão para o homem, porém os animais não devem ser usados como forma de divertimento, mas devem viver em seu ambiente natural.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar vários tipos de profissionais que trabalham no circo;
Conhecer a Declaração Universal dos Direitos dos Animais;
Identificar as semelhanças e diferenças entre os animais do circo;
Destacar os animais ameaçados de extinção;
Destacar que os animais que vivem em liberdade vivem mais tempo do que os no cativeiro;
Desenvolver a produção de texto.
METODOLOGIA
A metodologia proposta é participativa, baseiam-se em pesquisas, textos de apoio e discussões. A resolução de atividades propostas visa produzir reflexões sobre a exposição de animais às cenas no cinema, na televisão, como também em apresentações em circo.
DESENVOLVIMENTO:
Leitura de textos de apoio (Projeto Circo e Dia dos Animais, Declaração dos Direitos dos Animais, Animais de Estimação e Animais Ameaçados de Extinção, Poema: Meus bichinhos).
Produção de texto:
Escrever um pequeno texto relatando como foi a sua visita ao circo. Caso você nunca tenha visitado um circo escreva um texto fictício.
Pesquisas e trabalhos em grupo:
Utilidade dos animais;
Gravuras de animais cuidando dos filhotes;
Recortes de jornais notícias sobre ataques de animais ferozes ao ser humano (cães, tubarões, etc.);
Animais em extinção no Brasil e no mundo;
Animais que serve de alimento ao homem, meio de transporte (cavalo, burro), como matéria-prima (couro, pele ossos), animais domésticos (cachorro, gato, papagaio, passarinho, peixe, etc.);
Animais como personagens de fábulas, histórias e desenhos animados;
Pesquisar em revistas e observar na TV propagandas que tenham animais e comentar;
Pesquisar nomes de cidades e países que tenham nomes de animais.
Analisar quadro
Quadro com tempo de vida média de alguns animais quando estes estão em liberdade.
Escrever um texto sobre os animais ameaçados de extinção explicando as causas e conseqüências desse problema.
AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá no decorrer das atividades, respeitando o nível de compreensão de cada aluno.
Os animais, sempre estiveram lado a lado com o homem, através dos tempos.
Foram os animais que, com seu trabalho, com sua carne, com seu couro, permitiram que o homem sobrevivesse e construísse as diversas civilizações. De um modo ou de outro os animais são úteis ao homem. Devemos, portanto, cuidar bem dos animais que temos em casa e respeitar os animais que vivem nas matas.
OBJETIVO GERAL
O presente projeto visa em seu desenvolvimento, levar o aluno a compreensão de que o circo é um lugar de diversão para o homem, porém os animais não devem ser usados como forma de divertimento, mas devem viver em seu ambiente natural.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar vários tipos de profissionais que trabalham no circo;
Conhecer a Declaração Universal dos Direitos dos Animais;
Identificar as semelhanças e diferenças entre os animais do circo;
Destacar os animais ameaçados de extinção;
Destacar que os animais que vivem em liberdade vivem mais tempo do que os no cativeiro;
Desenvolver a produção de texto.
METODOLOGIA
A metodologia proposta é participativa, baseiam-se em pesquisas, textos de apoio e discussões. A resolução de atividades propostas visa produzir reflexões sobre a exposição de animais às cenas no cinema, na televisão, como também em apresentações em circo.
DESENVOLVIMENTO:
Leitura de textos de apoio (Projeto Circo e Dia dos Animais, Declaração dos Direitos dos Animais, Animais de Estimação e Animais Ameaçados de Extinção, Poema: Meus bichinhos).
Produção de texto:
Escrever um pequeno texto relatando como foi a sua visita ao circo. Caso você nunca tenha visitado um circo escreva um texto fictício.
Pesquisas e trabalhos em grupo:
Utilidade dos animais;
Gravuras de animais cuidando dos filhotes;
Recortes de jornais notícias sobre ataques de animais ferozes ao ser humano (cães, tubarões, etc.);
Animais em extinção no Brasil e no mundo;
Animais que serve de alimento ao homem, meio de transporte (cavalo, burro), como matéria-prima (couro, pele ossos), animais domésticos (cachorro, gato, papagaio, passarinho, peixe, etc.);
Animais como personagens de fábulas, histórias e desenhos animados;
Pesquisar em revistas e observar na TV propagandas que tenham animais e comentar;
Pesquisar nomes de cidades e países que tenham nomes de animais.
Analisar quadro
Quadro com tempo de vida média de alguns animais quando estes estão em liberdade.
Escrever um texto sobre os animais ameaçados de extinção explicando as causas e conseqüências desse problema.
AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá no decorrer das atividades, respeitando o nível de compreensão de cada aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário