quinta-feira, 2 de julho de 2009

PROJETO- DIA DA ECOLOGIA-05 DE JUNHO –

JUSTIFICATIVA
O meio ambiente e a ecologia tem sido motivo de preocupação no mundo todo. Portanto é de fundamental importância o desenvolvimento de projetos relacionados a esse assunto nas escolas; não só pela simples obtenção de informações ou pela constatação de conhecimentos já elaborados, mas por favorecer a participação ativa do aluno na elaboração de conhecimentos, possibilitando ainda o relacioná-los a outras informações e outras realidades.
OBJETIVO GERAL
O presente projeto visa despertar no aluno a compreensão de modo mais crítico a sua época e o espaço em seu entorno, o transporte desse conhecimento adquirido para fora da situação escolar, construindo propostas e soluções para problemas de diferentes naturezas com os quais se defronta na realidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Identificar os recursos naturais;
• Reconhecer a importância dos recursos naturais e seu aproveitamento;
• Reconhecer a população urbana como maior agente poluidora e destruidora da natureza atualmente;
• Desenvolver nos alunos a consciência de respeito pelas pessoas tornando-as capazes de participar de sua comunidade enquanto cidadãos, contribuindo para melhoria do meio em que vivem;
• Despertar a consciência ecológica, o amor à natureza e a necessidade de sua preservação;
• Reconhecer a necessidade de evitar desperdícios de água, energia, alimentos e de até materiais escolares é uma importante atitude de preservação ambiental.

METODOLOGIA
A metodologia proposta é participativa, baseiam-se em pesquisas, textos de apoio e discussões. As mensagens educativas, a criação de slogans, os acrósticos, os comentários e em seguida as produções de textos visam produzir reflexões sobre a realidade em que estamos enfrentando quanto a necessidade de unirmos em prol da preservação do Meio Ambiente.

DESENVOLVIMENTO

 Leitura individual e, ou coletiva de assuntos cujos temas estejam relacionados ao Meio de Ambiente;
 Analisar e criar classificados ecológicos;
 Pintura de alguns desenhos relacionados ao tema;
 Leitura e reflexão de algumas mensagens educativas;
 Criar um acróstico ecológico com a palavra ecologia;
 Formar slogans de conscientização ecológica;
 Escrever um texto com o tema “O desmatamento e seus efeitos”;
 Escrever placas de alerta para proteger os rios da poluição;
 Escrever um texto contando o que está para acontecer com o mico- leão-dourado, ameaçado de extinção, apontando o que precisamos fazer para ajudá-lo;
 Observar alguns quadros e escrever um texto com tema “Preservando a Natureza”.

AVALIAÇÃO:
O aluno será avaliado através da participação, interesse, apresentações de sugestões, cooperação, redação das placas, formação dos slogans e na argumentação nas produções de textos propostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário