Muito se discute no meio educacional e na sociedade sobre a verdadeira função da escola, já que a mesma desempenha diversas funções. No entanto, temos consciência que a finalidade primordial da escola é oferecer um ensino de qualidade, formando desde a infância, cidadãos críticos, reflexivos, participativos e preparados para os desafios modernos.
Nesse sentido, a proposta pedagógica da Escola Municipal “Ana Ramos dos Santos”, visa constituir um espaço que propicie condições de aprendizagem, construção do pensamento coletivo e a realização de um trabalho coerente. Dessa forma, tem a preocupação em organizar projetos voltados para questões ambientais e ecológicas. Projetos esses que se caracterizam, principalmente, na participação, pois a participação possibilita ao educando oportunidades para desenvolver uma sensibilização aos problemas ambientais.
Nos projetos realizados até o momento, acreditamos que os pontos que merecem maior destaque são as caminhadas ecológicas, quando todos os profissionais da escola, alunos e representantes de diferentes segmentos da sociedade tem a oportunidade de plantar várias mudas de árvores em sítios vizinhos. Mas, são desenvolvidos diferentes tipos de atividades que além de interdisciplinarizar as áreas do Currículo Básico, facilitam a inclusão de assuntos referentes aos Temas Transversais. No caso do específico do Meio Ambiente podemos destacar ainda: pesquisas; confecção e exposição de cartazes; criação de slogans e classificados ecológicos; peças teatrais; concursos de redação e vários outros tipos de produção textual.
Em suma, partindo do princípio que a aprendizagem da cidadania nasce no meio em que vivemos e que para termos qualidade de vida e deveres como cidadãos é preciso estar, antes de tudo, pronto às mudanças em relação ao meio ambiente; toda a comunidade escolar tem procurado participar ativamente, transformando todos os dias em “Dia do Meio Ambiente”.
Nesse sentido, a proposta pedagógica da Escola Municipal “Ana Ramos dos Santos”, visa constituir um espaço que propicie condições de aprendizagem, construção do pensamento coletivo e a realização de um trabalho coerente. Dessa forma, tem a preocupação em organizar projetos voltados para questões ambientais e ecológicas. Projetos esses que se caracterizam, principalmente, na participação, pois a participação possibilita ao educando oportunidades para desenvolver uma sensibilização aos problemas ambientais.
Nos projetos realizados até o momento, acreditamos que os pontos que merecem maior destaque são as caminhadas ecológicas, quando todos os profissionais da escola, alunos e representantes de diferentes segmentos da sociedade tem a oportunidade de plantar várias mudas de árvores em sítios vizinhos. Mas, são desenvolvidos diferentes tipos de atividades que além de interdisciplinarizar as áreas do Currículo Básico, facilitam a inclusão de assuntos referentes aos Temas Transversais. No caso do específico do Meio Ambiente podemos destacar ainda: pesquisas; confecção e exposição de cartazes; criação de slogans e classificados ecológicos; peças teatrais; concursos de redação e vários outros tipos de produção textual.
Em suma, partindo do princípio que a aprendizagem da cidadania nasce no meio em que vivemos e que para termos qualidade de vida e deveres como cidadãos é preciso estar, antes de tudo, pronto às mudanças em relação ao meio ambiente; toda a comunidade escolar tem procurado participar ativamente, transformando todos os dias em “Dia do Meio Ambiente”.
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